Em Vitória da Conquista (BA): Guilherme Menezes assina pacto pela Juventude

Foi assinado hoje (22), pelo atual prefeito e candidato à reeleição, Guilherme Menezes, o Pacto pela Juventude. O Pacto é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam a inserir em suas plataformas políticas as demandas da juventude. Esse acordo foi assinado na presença de representantes de diversas entidades da juventude Conquistense.

Antes considerada por muitos como apática e despolitizada, a juventude aparece hoje enquanto protagonista das lutas sociais, sendo a propulsora nas lutas democráticas das últimas seis décadas. O Pacto surge num contexto de luta e libertação visando garantia das emendas juvenis e de todas as suas bandeiras nos planos de governo. O Pacto pressionou a inclusão da juventude brasileira na Constituição Federal, com a Emenda 65; por meio da criação de conselhos e órgãos, conseguiu institucionalizar a Política Nacional de Juventude; e levou ao Governo Federal a tramitação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, entre outros marcos legais.
Guilherme – primeiro gestor municipal a assinar o Pacto pela Juventude no sudoeste da Bahia – por meio do documento, se comprometeu a transformar as bandeiras e demandas juvenis apontadas pelo Conjuve em prioridade, sendo elas: educação de qualidade; assegurar trabalho decente para a juventude; promover a saúde integral; promover o direito à comunicação; promover o acesso a cultura, esporte, lazer e tempo livre; garantir o direito ao território; prevenir e enfrentar a violência; institucionalizar a política de juventude e fortalecer os canais de participação democrática.
Em seu discurso, Guilherme agradeceu a presença dos jovens e afirmou que a riqueza daquele encontro consistia em tornar visível a pluralidade das juventudes existentes em Vitória da Conquista, sensibilizando-se com a união das forças juvenis que levaram a assinatura do pacto.
Para Guilherme, todos devem ter voz, todos devem se expressar de forma organizada e a juventude deve buscar seu direito de participar do governo de sua cidade. Para ele, é importante que a juventude de todas as expressões e de todos os espaços geográficos participem do governo por dentro, ressaltando a relevância de que esses estejam próximos à gestão, trazendo suas discussões e demandas para que eles possam buscar as soluções cabíveis junto à sociedade.
Para Glauber Rocha, 19 anos, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistense (Umesc), “é um momento ímpar para a juventude da cidade. Pela primeira vez um candidato a prefeito com grandes chances a reeleição e uma pessoa que já trabalhou muito em Conquista vai garantir que a juventude tenha um espaço maior dentro das políticas públicas para a nossa área”. O jovem apontou ainda que Guilherme trabalha para todas as juventudes. Segundo Eliane Souza Santos, 30 anos, representante do movimento LGBT, a gestão do candidato tem sido parceira dos jovens homossexuais através do apoio às Paradas do Orgulho de Ser LGBT, às Conferências Territoriais LGBT e dos Seminários da Diversidade.
O 13 está no coração da juventude e o pacto vem reafirmar o compromisso que a gestão de Guilherme Menezes tem tido com essa parcela da população por meio do investimento na educação, na segurança, na saúde, no lazer e outras políticas afirmativas.

Anúncios

Uma opinião sobre “Em Vitória da Conquista (BA): Guilherme Menezes assina pacto pela Juventude”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s