Semana Pacto pela Juventude!

Somos 50 milhões de jovens, e, no último período, intensificamos nossa atuação para pautar a construção de cidades mais humanas. Isto inclui direito à participação, desenvolvimento, acesso à educação, novas tecnologias, saúde, trabalho decente, segurança, esporte, lazer e o combate à violência e qualquer tipo de preconceito.

Sabemos que já houve muitos avanços. Comemoramos no último período a realização de duas conferências nacionais de juventude; a aprovação da PEC da juventude, que nos incluiu na constituição; a criação de órgãos e conselhos de juventude e a aprovação das cotas sociais e raciais. Além disto, vislumbramos em breve a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude.

Ainda assim, nossos desafios não são poucos, pois ainda perdemos gerações de jovens – quase cinquenta mil ao ano – para o tráfico e a violência, em especial a juventude negra. 70% dos presidiários no Brasil estão entre a faixa etária de 18 a 29 anos, apenas 13% dos jovens tem acesso à universidade, cerca de 30% dos estudantes não concluem o ensino médio e 20% das crianças que nascem no Brasil são filhas de jovens mulheres – sendo 84% na faixa etária entre 16 e 17 anos, com muito pouco ou quase nenhuma assistência do Estado.

Para continuar as nossas mobilizações, estamos na 3ª edição do Pacto pela Juventude. Marcadas pelo perfil irreverente e participativo d@s jovens e através de passeatas, caravanas, atividades culturais, rodas de conversa, inauguração de comitês de juventude, dentre outras importantes atividades, inúmeros candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras de Vereadores/as já assinaram o documento se comprometendo com políticas públicas para juventude. Isto evidencia o importante papel desta parcela da população na construção das cidades, contribuindo para que @s jovens cada vez mais sejam reconhecid@s como sujeitos de direito.

Estamos nos aproximando da reta final desse importante período onde podemos debater e decidir o futuro da nossa cidade de forma protagonista! E, como marco desta atuação, escolhemos a próxima semana – em que comemoraremos, no dia 22 de setembro, o Dia Nacional da Juventude – como a Semana Pacto pela Juventude. Um período marcado por twitaços, divulgações no facebook, rodas de conversa e um festival de assinaturas do Pacto em todos os cantos do Brasil. Então, vamos todos e todas intensificar as mobilizações e convocar ainda mais candidatas e candidatos a levantar a nossa bandeira.

Fiquem atent@s se as candidatas e os candidatos de sua cidade já assinaram o #PactoJuventude2012. Se não, mobilize a sua turma e parta para a ação. Não se esqueça, é claro, de nos enviar o relatório para divulgação aqui em nossa página (https://pactopelajuventude.wordpress.com/). Lá você também encontrará orientações para organizar esta atividade.

Vamos construir junt@s a cidade que a juventude quer: com desenvolvimento, direitos e participação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s