Marcio Pochmman assina o Pacto pela Juventude

Permitir que jovens estudem por mais tempo antes de trabalhar é uma das propostas de Marcio Pochmann
Investir em educação para qualificar mão de obra é um dos pontos centrais de programa de candidato a prefeito do PT

O candidato do PT a prefeito de Campinas, Marcio Pochmann, participou nesta sexta-feira (31) de uma série de atividades ligadas aos jovens. Severine Macedo, secretária Nacional da Juventude do Governo Federal acompanhou Marcio. Uma das atividades foi a assinatura do Pacto da Juventude, uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude, em suas ações e programas, e aos candidatos/as a prefeitos/as e vereadores/as, para que incorporem, em suas plataformas eleitorais, as demandas da juventude brasileira.

“Nossa proposta é, na verdade, bastante ampla, no sentido que se dê condições, em primeiro lugar, para o jovem postergar a sua entrada no mercado de trabalho. Entendemos que uma maior qualificação dá a ele um maior horizonte de escolhas. Combinar educação com trabalho, especialmente aquele trabalho que signifique a oportunidade de ter experiência prática, a partir do conhecimento, e também resgatar os jovens que estão hoje fora do mercado de trabalho, fora do acesso à educação”, enumerou.

Marcio comentou também que o tema é complexo e envolve diferentes situações. “O primeiro entendimento é que nós não temos só uma juventude, na faixa etária de 16 a 29 anos de idade, que hoje é a compreensão moderna do que é ser jovem, dada a expectativa de vida cada vez maior, e sim juventudes”, disse. “Temos o jovem no ensino universitário, aqui em Campinas temos 120 mil estudantes universitários, temos o jovem de outros níveis de escolaridade, do ensino médio, do ensino técnico e nós temos uma parte importante dos jovens que não estudam. Tem os jovens trabalhadores, mas também os jovens que não trabalham e não estudam. Temos que olhar para este segmento de uma maneira mais ampla possível e entender as condições sob as quais os diferentes segmentos da nossa juventude encontra-se inserido”, completou.
Marcio falou também sobre sua proposta para fazer com que os jovens consigam entrar no mercado de trabalho, atraindo empregos. “Nosso objetivo é a integração do conhecimento da cidade. Nós temos uma parte da cidade, pequena, que responde pela maior parte do conhecimento nacional. Por outro lado, uma parte da juventude que não consegue completar o ensino médio, o ensino fundamental e muito menos a universidade. Como é que integra isso? Integra, evidentemente, ampliando as oportunidades educacionais, desde a construção dos CEUs, o investimento em ensino técnico e trazendo uma universidade federal para cá. Ao mesmo tempo, dentro deste circuito do novo conhecimento, uma política industrial para atração de empregos que sejam fortemente demandantes de mão de obra qualificada. É preciso formar mão de obra e ela ter oportunidade de trabalhar aqui em Campinas também”, finalizou. Sua vice Adriana Flozi também assina o pacto durante a plenária.

Fazem também a opção pela juventude as candidatas a vereancia de Campinas: Geowanna Aparecida Higino Silva Santos, Sandra de Almeida Laura.
e os candidatos: Ralf Junior Lourenço, Justino da Silva, Adriano Bueno da Silva, Cecilio Serafim dos Santos, Paulo Tavares Mariante, José Pereira da Silva, Angelo rafael Barreto, Paulo Alexandre Zemuner, Julio Cesar fernandes Coasta, Thiago de Souza Santos, Pedro Tourinho de Suqueira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s