Candidatos à Prefeitura de Iranduba/AM assinam Pacto pela Juventude

A noite do último dia 04 de setembro, terça-feira, foi marcante na história da cidade de Iranduba-AM na região metropolitana de Manaus, pois pela primeira vez todos os movimentos de juventude do município se uniram à outras organizações populares para a construção de um Plano de Governo Popular.
A iniciativa surgiu do processo da Formação Política da Juventude, que foi idealizada e realizada pela Pastoral da Juventude, UMES e Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Iranduba. No ano de 2012, foram realizados sete encontros de jovens e adolescentes para a formação dos mesmos sobre os conceitos de política, qual a sua função e interferência na vida das pessoas. O objetivo de esclarecer e construir um pensamento crítico sobre a política nos participantes foi alcançado. De um modo tão intenso, que os próprios participantes sentiram a necessidade da elaboração de um plano de governo da juventude para os candidatos a ocupar a gestão do município.
A ideia de por os jovens irandubenses para discutir a sua realidade e escrever suas necessidades e reinvidicações para um futuro melhor para essa categoria social, foi abraçada por todos os envolvidos. Entretanto, no evoluir deste processo percebeu-se que as mazelas sociais de Iranduba são grandes de uma maneira que as propostas para a resolução destas devem partir dos grupos sociais que vivem neste contexto. Assim, o plano de governo que inicialmente era apenas da e para a juventude foi ampliado para a sociedade irandubense.
A elaboração do plano envolveu diversas reuniões setoriais com movimentos sociais, organizações não governamentais, grupos informais, entidades religiosas, representantes de comunidades rurais do município e pessoas interessadas em contribuir com essa discussão e construção. As reuniões ocorreram no período entre os meses de junho e agosto de 2012, na sede urbana do município e em comunidades rurais.
O Plano de Governo Popular tem 19 páginas de propostas nas áreas de Educação, Esporte e Lazer, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Produção Rural, Urbanização, Emprego e Renda, Juventudes, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente, Segurança e Participação Popular e Transparência. As organizações que aderiram à construção e às propostas do Plano de Governo são: Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, APAE-Iranduba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro Holos, Ordem Demolay, Paróquia São João Batista, Área Missionária Nossa Sra. Aparecida, Movimento pelos Direitos dos Moradores da Área da Cidade Universitária e Companhia Filhas Caridade de São Vicente de Paulo.
O Plano de Governo e o Pacto pela Juventude foi apresentado à comunidade geral e aos seis candidatos à prefeito(a) da cidade de Iranduba: Rafael Romano, o candidato a vice prefeito de Francisco Sousa, o senhor Antônio Nagai, Chico Doido (Francisco Gomes da Silva), Xinaik Medeiros, Rose Ebling e Hermes Maramaldo, em um evento que reuniu aproximadamente 300 pessoas no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Onde as organizações que participaram do processo de construção do plano falaram à comunidade sobre a importância desta iniciativa.
O pacto foi entregue aos candidatos para que estes pudessem apreciar e acompanhar a leitura feita para a plenária formada. Após este momento fez-se um sorteio com os nomes dos seis prefeituráveis para indicar a ordem de fala sobre seus respectivos posicionamentos referente ao Plano Político Popular apresentado. Todos parabenizaram a iniciativa da juventude e assinaram o termo de compromisso com o Plano Político Popular, divulgando publicamente que caso sejam eleitos, o atrelarão ao plano de governo já elaborado por eles e seus respectivos partidos políticos.
Mais uma vez a juventude mostrou que a mudança ocorre através do movimento. Que a construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária é possível, desde que se acredite, construa e mobilize!

Deixe um comentário